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Aumentei minhas vendas, mas estou sem dinheiro. O que pode ser?

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Gestão do Capital de Giro!

Suponha que você  abra uma empresa de confecção de vestidos. Para produzir, você precisa comprar  todos os insumos como o tecido, linhas, etiqueta, etc. Você pode pagar a vista ou o fornecedor lhe concede algum tempo para o pagamento ( chamamos esse tempo de PMP – prazo médio de pagamento ). Como a empresa é nova, você decide  pagar a prazo.

Com todos os insumos comprados, o próximo passo será a produção do vestido.  Caso o vestido não tenha sido feito sob demanda, o mesmo pode não ser vendido imediatamente e assim levar algum guardado na empresa para que a venda se concretize.  ( chamamos esse tempo de PME – prazo médio de estoque ).

Um dia, uma cliente aparece interessada na compra do vestido! Mas ela diz que é final do mês e que não possui o dinheiro para comprar o vestido a vista e então, a área comercial para não perder venda, oferece à cliente um prazo no pagamento.( chamamos esse tempo de PMR – prazo médio de recebimento ).

Com a venda realizada, o dono fica todo feliz e decide vender novos vestidos.  No momento que o ciclo recomeça, ele se vê em um impasse. Ele precisa comprar novos insumos para a produção de um novo vestido para a continuação das vendas, precisa pagar o fornecedor dos insumos passado, porém ele não tem o dinheiro da venda do vestido anterior, pois ele ainda não recebeu. E agora?

Essa quantia necessária para a manutenção da operação ( pagar o fornecedor e comprar novos insumos enquanto não recebe o dinheiro da venda ) é conhecida como necessidade de capital de giro. Entender e saber calcular esse valor é essencial para que a empresa continue operando e não tenha risco de falir já no início de sua operação.

Analisando o exemplo acima podemos concluir que a necessidade de capital de giro depende de dois fatores:
A diferença entre os prazos de estoque e recebimento menos o prazo de pagamento: Chamamos essa diferença de ciclo financeiro da empresa. Quanto maior for esse valor, maior será a necessidade de capital de giro da empresa. No exemplo anterior, vamos supor que o fornecedor concedeu 15 dias para o pagamentos dos insumos, o vestido levou 20 dias para ser fabricado e vendido, e foi vendido para recebimento em 30 dias. O ciclo financeiro dessa operação será CF= 20+30-15 = 35 dias. Isso significa que a empresa precisa de dinheiro suficiente a 35 dias de vendas diária para continuar operando.
Quantidade de vendas. Suponhamos que o dono da confecção se empolga com a primeira venda de vestido e decida agora produzir 100 vestidos ao invés de 2. O valor do pagamento dos insumos aumentará por estar diretamente relacionado a quantidade de produtos fabricados pela confecção,  logo o valor da necessidade de capital de giro aumentará na mesma proporção da quantidade dos vestidos produzidos.
E como a empresa resolve essa questão?

A empresa precisa ter esse dinheiro disponível em conta para continuar a operação da empresa. E esse dinheiro só tem 2 origens possíveis: ou do próprio dono e sócios ou através de empréstimos de terceiros.

Empréstimos de curto prazo são muito caros e fazem com que a empresa pague, além do valor dos insumos, impostos, custo fixos, o juros do empréstimo e essa situação pode fazer com que a empresa perca o controle das finanças caso não haja planejamento prévio.

O dono enxergando a falta de dinheiro no final do mês seguinte, recorre novamente a mais empréstimos para sobreviver. Como o risco aumentou para os credores, os juros também serão mais altos e o ciclo vicioso continua até o momento da empresa não ter mais crédito com as instituições financeiras e fechar as portas.

E assim, o aumento nas vendas, que parece ser o sonho de todas as empresas que desejam prosperar, contribuiu com mais uma empresa fechada antes dos 2 anos de vida e aumentando as estatísticas do IBGE.

O que fazer para não cair nessa armadilha?
Planejar com antecedência as vendas e reservar caixa com dinheiro próprio e/ou com retenção de lucros passados;
Negociar com fornecedores para obter maior prazo de pagamento;
Otimizar a operação para a diminuição dos prazos de estoque ( por exemplo utilizar abordagem JIT, LEAN, etc)
Criar estratégias para os clientes diminuírem o prazo de pagamento;
Caso necessite de empréstimo,  buscar instituições com menores taxas de juros, como cooperativas e BNDES e considerar os juro na estrutura de custos da empresa. O lucro precisa ser maior que todos os gastos mais os juros do empréstimo
Caso as outras não deem resultado, uma última opção seria diminuir as vendas.

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