Menu Fechar

Já cometeu seu erro hoje?

Posted in Liderança e Gestão de pessoas, Resultados, Sem categoria

“Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.” Thomas Edison

Quais são as 5 vitaminas lipossolúveis encontrado no ser humano? Essa foi a única questão que errei na prova de biologia da sétima ou oitava série do ginásio – sim sou da época do primário, ginásio e colegial, sim estou ficando velho.

Inconformado por achar que o professor havia se enganado e não havia ensinado essa matéria, fui reclamar da minha nota 9 – sim era CDF. Após falar a respeito, ele me mostrou onde estava a matéria e eu a encontrei no meu caderno. Eu estava errado. Nunca mais esqueci a resposta. Pergunte-me se me recordo sobre as outras nove perguntas que eu acertei na mesma prova. Não faço a menor ideia.

Quando vemos o feed do LinkedIn, Instagram, Facebook, a maioria esmagadora das pessoas fala de suas conquistas e vitórias. Metas conquistadas, vendas realizadas, promoções e cargos conquistados, mas nunca sobre seus erros cometidos. Temos receio de falar de nossos fracassos como se isso fosse algo ruim. Esquecemos que o erro pode se tornar um grande aprendizado, desde que tenha surgido de uma iniciativa nova para se tentar resolver algum problema ou melhorar algo, e que se tenha aprendido com o mesmo.

Se o erro for cometido por falta de interesse ou atenção, não é erro e sim MEDIOCRIDADE.

Outro ponto importante sobre o fato de quase não falarmos sobre o erro é que as empresas não lidam muito bem com eles e acabam punindo as pessoas que os cometem. Dessa maneira, é claro que sentiremos receio em errar e fazemos de tudo para que isso não ocorra. E por causa desse medo, acaba-se seguindo dois caminhos para se realizar as tarefas:

    1. Fazem sempre da mesma forma, automaticamente, robotizado, sem a preocupação em pensar se existe uma melhor maneira de se fazer;
    2. Mentem ou escondem quando cometem algum erro por medo da punição;

É isso que queremos e precisamos nas empresas em plena era do conhecimento? Robôs? Pessoas com medo de inovarem? Pessoas que mentem e jogam a culpa em alguém?

Para que isso não ocorresse na filial na qual fui gestor, fizemos um trabalho juntos para identificar os valores na qual queríamos ser reconhecidos. Sugeri que queria que as pessoas soubessem que não seriam penalizadas ao cometerem erros, contanto que aprendessem com o mesmo e criassem um plano de ação para nunca mais cometerem os mesmos. Chegamos no seguinte valor:

NÃO TEMA ERRAR e aprenda com os mesmos

A própria equipe estranhou minha sugestão e três me perguntaram se não seria estranho deixar o erro como um valor a ser seguido. Expliquei, mas tenho certeza que alguns não entenderam.

Para tornar isso uma cultura, implementei que todo mês, na reunião de prestação de contas, todos teriam que mostrar o indicador conquistado no mês e as iniciativas tomadas para tentarem melhorarem em relação ao mês anterior. Além disso, toda vez que não entregávamos o equipamento no tempo estipulado, sentávamos, analisávamos o que ocorreu de errado e percorríamos o processo para saber o que precisava melhorar.

Os erros começaram a aparecer, começamos a aprender com os mesmos e fizemos mais de 20 alterações no processo em menos de um ano devido a esses aprendizados. E houve entusiasmo e satisfação quando melhoramos o mesmo e as frases que mais escutava de todos da equipe eram: “Por que não pensei nisso antes?” e “Como conseguíamos realizar o processo do jeito antigo?”

Apenas como exemplo, o técnico mecânico percebeu que um processo havia atrasado na pintura e verificando tomou a iniciativa de mudar o processo. Começou a limpar a junta líquida do flange do motor após o término da montagem. Antes essa tarefa era realizada pelo ajudante no momento da pintura. Simplesmente um ato que não dura mais do que 2 minutos do jeito novo, levava mais de 30 minutos no antigo devido a mesma secar e complicar sua remoção total!!!!!

Tão simples, tão útil “Como ninguém pensou nisso antes?” Não pensou, pois ninguém parava para pensar e faziam apenas como sempre havia sido feito pelos outros.

Para pensar:

  1. Sua empresa ou você incentiva o erro e o aprendizado da sua equipe ou pune quem erra e recompensa os medíocres?
  2. Você tem medo de falar de seus fracassos como se fossem pontos negativos ou sente-se a vontade de falar e até rir de si mesmo?
  3. Existe uma cultura de prestação de contas de iniciativas mensais por todos da equipe?

Ahhh, antes que me esqueça, a resposta da pergunta que errei no ginásio é A,D,E,K. Quem sabe um dia essa informação ainda me possa ser útil.

Comentem, critiquem, entrem em contato e sugiram temas de interesse sobre Gestão.ente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *