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Resumo de livro: Jack: Straight from the Gut

Posted in Liderança e Gestão de pessoas, Livros e Artigos, Sem categoria

Não é sobre os seus nomes, lugares no estacionamento, ou roupas casuais; é sobre ter certeza que todo mundo conta e todo mundo sabe que eles contam.

A carreira do ex-CEO da General Electric, Jack Welch, nos deixa muitas lições em gestão, negócios e liderança. Desde os seu início como um garoto gago e competitivo, da classe média de Massachusetts, até os seus primeiros dias como engenheiro da GE, a sua ascensão ao CEO em 1980 e subseqüente reinado de mais de 20 anos como CEO, Welch enfatizou a importância das pessoas, originalidade, criatividade e bom senso. O resultado é um estilo de liderança que é frequentemente imitado, mas nunca igualado. Em Jack: Straight from the Gut, Welch é um livro de Storytelling e Coach, usando sua carreira excepcional como pano de fundo para compartilhar seus pensamentos sobre o que é preciso para ser um grande líder. 

Alguns ensinamento do livro

É melhor ser pequeno, não importa quão grande você seja.

Ao cortar a burocracia e insistindo que as unidades da GE estejam nas duas primeiras posições em seus respectivos segmento, Welch mostra um espírito empreendedor e um pensamento rápido, resposta imediata em relação a concorrência e melhoria contínua. Era uma abordagem de pequena empresa para tocar uma organização multibilionária, no qual funcionou muito bem.

É tudo sobre pessoas.

A paixão de Jack Welch fez uma competência essencial para os funcionários GE, e ele encontrou uma maneira eficaz de desenvolver as pessoas.

As empresas devem ser sem fronteiras para liberar seu potencial.

Pensamentos provincianos resultados em idéias obsoletas e, consequentemente, organizações obsoletas. Quebrando as paredes e as fronteiras que separavam vários departamento e áreas da GE, Welch foi capaz de desbloquear a criatividade completa de seus funcionários, impulsionando a empresa para frente com novas abordagens criativas para os problemas.

Qualidade não é nada sem eficiência.

As iniciativas Six Sigma da GE foram os responsáveis pelas estratégias de qualidade, o que trouxe como resultados maior eficiência, redução de defeitos e clientes satisfeitos.

Mas o melhor ensinamento que tive desse livro e da época que trabalhei na GE, foi a dos tipos de gerentes.

Em 1992, Jack Welch discutiu com os líderes da GE como diferenciar os gerentes da empresa, com base em sua capacidade de entregar resultados e mantendo os valores da GE. Ele descreveu quatro tipos de gerentes:

● Tipo 1: o gerente que atinge os resultados – financeira ou não – e compartilha o valores. Seu futuro é a promoção sem limites.

● Tipo 2: o gerente que não atinge os resultados e não compartilha os valores da organização. Não é uma situação tão agradável, mas tão fácil quanto o Tipo 1. Demissão

● Tipo 3: o gerente que não atinge os resultados, mas compartilha todos os valores da organização. Esse tipo pode ser dado treinamento, uma segunda ou terceira chance, apenas em um diferente meio ambiente.

● Tipo 4: o gerente que atinge os resultados, faz números, mas não compartilha os valores. Esse tipo geralmente estraga o ambiente levando as pessoas ao seu redor ao descomprometimento, em vez de inspirá-lo. A GE não podia concorda pelo Gerente do tipo 4. Esse era demitido e uma comunicação geral feita informando os motivos e deixando clato a importância de se atingir os resultados com os devidos valores. 

 

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