Menu Fechar

Resumo de livro: Radical Candor

Posted in Liderança e Gestão de pessoas, Livros e Artigos, Sem categoria

” Subestimamos o trabalho emocional de ser o chefe. Mas esse trabalho emocional não é apenas parte do trabalho, é a chave para ser um bom chefe “

Desde o momento em que aprendemos a falar, nos dizem que se você não tem nada de bom a dizer, então não diga nada. Embora esse conselho possa funcionar para a vida cotidiana, é, como Kim Scott escreve, um desastre quando adotado pelos gerentes. Scott ganhou sua reputação como gerente de grande sucesso no Google e depois na Apple, onde desenvolveu uma aula sobre gerenciamento ideal. Ela ganhou fama crescente nos últimos anos com sua nova abordagem para gestão, o método “Radical Candor”. A sinceridade radical é o ponto ideal entre os gerentes que são desagradavelmente agressivos de um lado e empáticos do outro. É sobre fornecer orientação que envolve uma mistura de elogios e críticas – entregues para os funcionários produzirem e alcançarem melhores resultados ao mesmo tempo em que se desenvolve um forte relacionamento com os mesmos. 

Construa Relacionamentos Radicalmente Sinceros

Subestimamos o trabalho emocional de ser o chefe. Mas esse trabalho emocional não é apenas parte do trabalho, é a chave para ser um bom chefe. Muitas pessoas sentem que não são tão bons em gestão quanto na parte “real” do emprego. Muitas vezes, eles temem estar falhando com as pessoas que reportam a eles. Em última análise, porém, os chefes são responsáveis pelos resultados. Eles alcançam esses resultados não fazendo todo trabalho eles mesmos, mas orientando as pessoas em suas equipes.

Relacionamentos, não poder, levam você adiante.

Há um ciclo virtuoso entre suas responsabilidades e seus relacionamentos. Você fortalece seus relacionamentos aprendendo as melhores maneiras de obter, dar e incentivar orientação; colocando as pessoas certas nos papéis certos em seu time; e alcançando resultados coletivamente que você não poderia alcançar individualmente. Sua capacidade de construir conexões humanas confiáveis ​​com as pessoas que se reportam diretamente a você determinarão a qualidade de tudo o que se segue.

Candor Radical

Existem duas dimensões que, quando emparelhado, ajudará você a se mover em uma direção positiva. A primeira dimensão é “Cuidar das Pessoas”. A segunda dimensão é “Desafie Diretamente.” “Candor Radical” é o que acontece quando você coloca “Cuidar das Pessoas” e “Desafiar diretamente” juntos. Quando a sinceridade radical é incentivada e apoiado pelo chefe, fluxos de comunicação, ressentimentos veem à superfície e são resolvidos e as pessoas começam a gostar não apenas o seu trabalho, mas com quem eles trabalham e onde eles trabalham. Quando as pessoas gostam de seu trabalho, toda a equipe é mais bem-sucedida. A felicidade resultante, é o sucesso além do sucesso.

Cuidar das Pessoas

Parte da razão pela qual os chefes não conseguem cuidar das pessoas é a determinação para “manter profissional”. Essa frase nega algo essencial. Somos todos seres humanos com sentimentos, e mesmo no trabalho, precisamos ser visto como tal. Além da devoção obsessiva ao “profissionalismo”, há outra razão menos virtuosa do porquê as pessoas não se importam com os outros. Quando eles se tornam chefes, algumas pessoas consciente ou inconscientemente começam sentir que são melhores ou mais inteligentes do que as pessoas que trabalham para eles. Existem poucas coisas mais prejudiciais para relações humanas do que um senso de superioridade. Claro, se você é um chefe, há alguma hierarquia envolvida. Somente lembre-se de que ser chefe é um trabalho, não um julgamento de valor. Cuidar das pessoas é o antídoto para o profissionalismo robótico e da arrogância gerencial.

Desafiando diretamente

Desafiar aos outros e incentivá-los a desafiá-lo ajuda a criar confiança nos relacionamentos, porque mostra 1) que você se importa o suficiente para apontar as coisas que não estão indo bem e aquelas que estão e 2) que você está disposto a admitir quando está errado e que você está comprometido em corrigir erros que você ou outras pessoas fizeram.

No final, ser cuidadoso com as pessoas, mesmo quando você as desafia, constrói os melhores relacionamentos de sua carreira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *