Menu Fechar

Vender mais ou não vender, eis a questão

Posted in Finanças

O iFood lançou nessa quinta-feira (20) a campanha “Tô no iFood”. A atriz Juliana Paes foi a escolhida para estrelas a ação, direcionada para restaurantes em todo o território nacional. O comercial tem como objetivo apresentar resultados e benefícios que os estabelecimentos podem alcançar ao se tornarem parceiros da marca. Outro objetivo é reforçar que empresários de todos os tamanhos podem estar no aplicativo. No comercial, é mostrado como benefício o aumento de vendas. Mas esse é realmente um benefício válido? Vale a pena aumentar o faturamento a qualquer custo?

O assunto sobre possíveis problemas que a empresa se depara ao aumentar as vendas, foi exposto no artigo: Aumentei minhas vendas, mas estou sem dinheiro. O que pode ser?. Se você não leu, vale a pena conferir por ser um dos maiores erros que destroem o valor da da empresa e pode leva-la a falência.

Vamos analisar agora especificamente sobre o caso de aplicativos de entrega. No site da Ifood, é apresentado 2 planos para os restaurantes. No básico, a taxa cobrada é de 12% mais 3,5% se o pagamento for online e a entrega é por conta do restaurante. No plano na qual a entrega é por conta do Ifood, a taxa é de 25% nos primeiros 3 meses e após essa passa para 27%.

O mercado de alimentação sofreu grandes mudanças nos últimos anos devido a crise econômica e os retornos altos de antigamente hoje são cada vez mais escassos, o que fez a gestão financeira ser essencial. Um restaurante é considerado bem administrado, quando seu CMV ( custo do material vendido ) varia entre 25% a 30%, e a lucratividade média atinge entre 9% a 15%. Com isso, um restaurante possui sua margem de contribuição ( Faturamento – custos e despesas variáveis) em torno de 70%..

Se um restaurante decidir se associar a esses aplicativos de alimentação porque não está conseguindo fechar no azul no final do mês,, terá o seguinte cenário:

  • Sua margem de contribuição diminuirá de 70% para 43% ( considerando o plano de entrega )
  • Para atingir o mesmo patamar financeiro, precisaria aumentar em 63% as vendas, e isso para continuar fechando no vermelho;
  • Ao aumentar as vendas em 63% ( caso consiga), precisaria tomar empréstimo para o capital de giro, já que com o aumento de vendas, a necessidade de capital também aumentaria.
  • Com maior empréstimo de curto prazo, maior seriam os custos financeiros, elevando assim ainda mais a necessidade de aumento das vendas e entraria assim em uma espiral descendente o que termina na falência de muitas empresas

Você pode estar pensando em alternativas para que esse cenáro não ocorra:

  1. Por que o restaurante não aumenta seu valor e faz o cliente pagar pela diferença? Com a concorrência dos estabelecimentos nesses aplicativos, será que o cliente final estaria disposto a pagar por um valor maior em seu preço o invés de comprar do estabelecimento ao lado?
  2. O restaurante poderia considerar estar em um aplicativo apenas por um período para o cliente conhecer e começar a consumir em seu estabelecimento. Sim, isso seria considerar essa diferença de verba como sendo marketing, mas qual a taxa de conversão de clientes de aplicativos para clientes físicos? Essa análise precisaria ser feita.

Mas então, em nenhum caso é vantagem o delivery? Claro que sim! Vai sempre depender do seu modelo de negócio e analisar cada cenário. Por exemplo, para os restaurantes que já sejam lucrativos e queiram diversificar seu público, pode ser um bom negócio ao oferecer um cardápio diferenciado, pois assim, não haveria o perigo de canibalização dos negócios ( cliente que deixaria de frequentar o estabelecimento para pedir delivery ) e os resultados líquidos seriam totalmente lucro, já que todos os custos fixos estariam cobertos pelo negócio principal. Isso se houvesse ociosidade na operação, pois se houver a necessidade de contratação, um novo cenário precisaria ser simulado.

Em suma, se você deseja aumentar as vendas com outro modelo de negócio, você deve primeiro:

  1. Simule, simule, simule e simule os novos cenários e veja se trará o retorno de acordo com a sua taxa de atratividade
  2. Analise possíveis mudanças no volume de vendas e como esse afetará sua necessidade de capital de giro
  3. Busque fontes de em empréstimo sem comprometer os resultados do negócio ( vendas de ativos, melhoria no ciclo financeiro, etc)
  4. Analise os resultados e veja se aumenta o valor da empresa, pois esse sempre será o objetivo principal de qualquer negócio

Se você tem dúvidas de como fazer na prática, entre em contato conosco.. 62-9112-6700

Referência: https://acontecendoaqui.com.br/propaganda/ifood-apresenta-campanha-com-juliana-paes https://restaurante.ifood.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *