.“Aceitar momentos de felicidade sem a culpa é uma das etapas mais difíceis de se tomar após uma tragédia, mas também é uma parte importante da sua capacidade de resiliência”
Quando a COO do Facebook Sheryl Sandberg publicou seu livro, o best-seller Lean In, ela estava feliz casada com seu segundo marido, o executivo de tecnologia Dave Goldberg. Então, em maio de 2015, Sandberg de repente se viu viúva. No seu novo Livro, Option B, Sandberg descreve como foi encontrar o marido morto no chão de uma academia enquanto eles estavam de férias no México. “E então, começou o resto da minha vida “, escreve ela. “Foi – e ainda é – uma vida que eu nunca escolheria, uma vida que eu estava completamente despreparada para enfrentar. Minha opção B”
Em Option B, Sandberg relata passo a passo sua difícil jornada rumo a resiliência. Ela lembra, por exemplo, a primeira vez que se sentiu feliz após a morte do marido. Foi em m bat mitzvah de uma filha de uma de suas melhores amigas, quem conhecia desde o ensino médio. Na festa, ela de repente encontrou-se dançando e cantando com outro amigo de longa data. E então ela explodiu em lágrimas. “Dançar uma música alegre que me remetia a infância me levou para um lugar onde não havia solidão e nem anseios ” escreve. “Eu não estava apenas me sentindo bem. Eu realmente me senti feliz.” E essa felicidade foi seguida imediatamente por uma inundação de culpa. Como eu poderia ser feliz quando Dave havia ido embora? ” Esta história é relatada em um capítulo intitulado “Tomando a alegria de volta. “Aceitar momentos de felicidade sem a culpa é uma das etapas mais difíceis de se tomar após uma tragédia, mas também é uma parte importante da sua capacidade de resiliência”, escreve Sandberg.
Como ela explica em sua introdução, “eu só estou a meio caminho através da minha própria jornada. O sofrimento agudo já se foi, mas a tristeza e a saudade permanecem … assim como muitos que experimentaram tragédia, espero poder encontrar significado e até alegria – e ajudar os outros a fazerem o mesmo.”
Como C.S. Lewis fez em seu liro A Grief Observed publicado a mais de 50 anos, Option B de Sandberg ajudará outros sobreviventes a encontrarem significado e até alegria de continuar vivendo.