“First Who … Then What” significa colocar as pessoas frente da estratégia e visão.
Em de Good to Great, Jim Collins,o co-autor best-seller de Built to Last, explora porque algumas empresas com uma longa história de geralmente bons resultados podem, de repente, obter resultados “Ótimos”.
Kimberly-Clark, Nucor, Walgreen e Wells Fargo são algumas das boas grandes empresas que Collins e seus pesquisadores estudaram para determinar os fatores determinantes por trás de seu salto para o sucesso sustentado definido por Collins como 15 anos de retorno em suas ações de pelo menos três vezes a média do mercado.Reprisando sua metodologia do Built to Last, as empresas foram comparadas com empresas similares em sua indústria que tinham seus resultados ficados em média e às vezes abaixo.
Comece com as pessoas
Após uma análise completa de todas as variáveis que podem explicar os diferentes resultados entre as empresas que passaram de boas para ótimas e as empresas de comparação, Collins desenvolveu um quadro que envolve três etapas :
Pessoas, Pensamentos e Ações disciplinados. Estas três etapas são baseadas por dois conceitos-chave
A primeira etapa do processo, pessoas disciplinadas, começa com o que Collins chama de “liderança nível 5”
Liderança de nível 5 – o mais alto nível de liderança efetiva – é caracterizada por dois atributos paradoxos: humildade pessoal e vontade profissional. Os maiores líderes, escreve Collins, são surpreendentemente humildes. Eles reconhecem que seu sucesso está ligado ao sucesso de outras pessoas. Juntamente com essa humildade pessoal, no entanto, é necessário possuir um compromisso inabalável e determinação para alcançar seus objetivos, Collins escreve. É essa mistura de humildade e determinação que foi encontrada repetidas vezes em ótimos líderes.
O segundo conceito do estágio de pessoas disciplinadas – “First Who… Then What” – significa colocar as pessoas a frente da estratégia e da visão. Em outras palavras, de acordo com Collins, pegue as pessoas certas, coloquem-nas em seus assentos corretos no ônibus (e tire as pessoas erradas) antes de decidir para onde o ônibus vai.
Pensamento e Ação Disciplinados
O estágio do pensamento disciplinado começa confrontando os fatos brutais, mas nunca perdendo a fé, escreve Collins. Este conceito é construído sobre o que ele chama de Paradoxo de Stockdale, nomeado após o mais alto oficial Almirante Jim Stockdale ser prisioneiro durante a Guerra do Vietnã. Stockdale sobreviveu porque ele era realista sobre a provação à frente, mas ainda completamente confiante de que um dia ele seria livre.
O segundo componente do pensamento disciplinado é o conceito Hedgehog: a mentalidade de que, como um organização você deve se concentrar em apenas uma coisa específica em que você é o melhor do mundo.
Os dois componentes finais do pensamento e ação disciplinadas são; uma cultura de disciplina, que elimina a necessidade de hierarquia e burocracia; e aceleradores de tecnologia, o uso de tecnologia para acelerar o sucesso. Tecnologia por si só, Collins observa, nunca é visto como a causa raiz da grandeza em grandes empresas, mas como um facilitador primordial.
O poder das ideias claras
Good to Great oferece aos líderes uma estrutura para o sucesso que pode ser enganadoramente simples – colocar as pessoas certas, ter uma mentalidade realista e focada e executar com disciplina – mas apoiada com ricos e valiosos conceitos. Usando metáforas cuidadosamente selecionadas e ilustrações, Collins deixa seus leitores com imagens claras de suas idéias-chave.
Good to Great é universal; esses conceitos e idéias podem ser aplicados a qualquer tipo de organização, de qualquer tamanho e em qualquer segmento.